Ementa: Introdução – Aulas 1 e 2 • Apresentação da proposta de uma nova escola que combina dois pilares fundamentais: o Ensino Humanizado e o Ensino Informatizado. • A necessidade de se repensar a educação no século XXI, com foco na personalização e inclusão, considerando a diversidade de alunos e professores. • Objetivos do curso: oferecer uma visão integrada de um novo modelo educacional dual, sustentado pela tecnologia e pela valorização das individualidades humanas. Tópico1: O Conceito de Ensino Humanizado pela IA – Aulas 2 e 3 • Definição e características do Ensino Dual, Humanizado e Informatizado. • A coexistência harmoniosa entre a humanização das relações pedagógicas e o uso intensivo de tecnologias educacionais. • A centralidade do "projeto de vida" como guia para a personalização do ensino para alunos e na formação de professores. • Reflexões sobre o futuro da educação no contexto da revolução digital. Tópico2: Humanização no Ensino Aulas 4 e 5 • A importância da empatia, do cuidado e da valorização das relações no ambiente escolar. • Formação de vínculos afetivos entre alunos, professores e a comunidade escolar. • Práticas pedagógicas humanizadas: como promover a escuta ativa, o respeito à individualidade e o desenvolvimento emocional dos alunos. • O papel do professor humanizado: mentor, facilitador, inspirador e curador. Tópico3: Informatização no Ensino Aulas 6 e 7 • A transformação digital no ambiente escolar: o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. • Tecnologias personalizadas: como algoritmos e IA podem criar planos de ensino adaptados para cada aluno e cada professor, de acordo com seus interesses e habilidades. • Exemplos de ferramentas de IA e sistemas de ensino adaptativo. • O equilíbrio entre a automação e a intervenção humana no processo educativo. Tópico4: Personalização do Ensino para Alunos e Professores – Aulas 8 e 9 • A construção de planos de ensino individualizados para alunos, baseados em seus projetos de vida e suas metas educacionais. • Ferramentas e metodologias que permitem identificar as necessidades e habilidades de cada aluno. • A personalização do desenvolvimento profissional de professores, de acordo com suas vocações e objetivos de carreira. • Estudos de caso: exemplos práticos de personalização de ensino em diferentes contextos educacionais. Tópico5: Educação Inclusiva e o Decreto Nº 5.296/2004 – Aulas 10 e 11 • A importância da educação inclusiva e a necessidade de atender os alunos com diferentes tipos de deficiências. • Os direitos das pessoas com deficiência no Brasil e o impacto do Decreto Nº 5.296/2004 na educação. • Como o Ensino Dual pode ser adaptado para garantir que todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, tenham acesso a uma educação de qualidade. • Ferramentas e recursos tecnológicos acessíveis para o ensino inclusivo: softwares, dispositivos assistivos e ambientes virtuais adaptados. Tópico6: IA e Educação Inclusiva - Aulas 12 e 13 • O papel da Inteligência Artificial na personalização do ensino para alunos com deficiência. • IA como facilitadora de inclusão: exemplos de como as tecnologias podem oferecer suporte aos alunos com deficiências auditivas, visuais, motoras e cognitivas. • Sistemas de IA adaptáveis às necessidades de cada aluno, garantindo acessibilidade e suporte contínuo. • Ferramentas de IA para professores na criação de ambientes inclusivos e na adaptação de conteúdos e atividades. Tópico7: Planos de Formação Personalizados Aulas 14 15 – 16 e 17 • Estruturação de planos de formação baseados em competências e habilidades individuais. • Ferramentas de gestão educacional com IA que permitem criar currículos flexíveis, adequados às necessidades dos alunos e aos objetivos institucionais. • A importância de um acompanhamento contínuo e a revisão dos planos de ensino, à medida que os projetos de vida dos alunos e professores evoluem. • Integração entre o ensino presencial e a distância em um plano de ensino híbrido. Tópico8: Práticas e Modelos de Avaliação no Ensino Dual Aulas 18- 19 e 20 • Avaliação contínua e formativa: como a IA pode auxiliar no monitoramento do progresso individual. • Ferramentas para criação de avaliações personalizadas, com base no perfil de aprendizado de cada aluno. • Avaliação colaborativa e autoavaliação: a importância de incluir o aluno e o professor no processo de avaliação. • Como adaptar o processo avaliativo para garantir acessibilidade e inclusão. Tópico9: Implementação de uma Escola Dual, Humanizada e assistida pela IA – Aulas 21 22 e 23 • Passos práticos para a criação de uma escola baseada no Ensino Dual (EHIA). • Considerações sobre infraestrutura, formação de professores, aquisição de tecnologias e engajamento da comunidade. • O papel da liderança escolar na construção e gestão de um ambiente educacional híbrido e inclusivo. • Desafios e oportunidades na transição para o modelo dual. Tópico10: O Futuro do Ensino Dual - Aulas 24 – 25 e 26 • Projeções sobre o impacto das tecnologias emergentes no ensino. • IA, robótica e realidade aumentada como elementos complementares no processo educacional. • Reflexões sobre o papel das escolas e dos educadores em um mundo cada vez mais digitalizado e conectado. • Conclusão: o potencial transformador do Ensino Dual para uma educação mais justa, personalizada e inclusiva. Conclusão -Aulas 27 a 30 • A síntese dos conceitos apresentados ao longo curso • O Ensino Dual como resposta aos desafios da educação contemporânea: uma visão integradora que une humanização, tecnologia e inclusão. • A necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento de ambientes educacionais que respeitem as individualidades e as diferenças. • Apresentação de trabalhos de Final de Curso.

- Coordenador: Gilmar Barreto 67792
- Formador: Paulo Victor de Oliveira Miguel 288819