EP347 - Educação, Cultura e Linguagens

 

Ementa:

Estudos sobre as diferentes linguagens verbais (fala e escrita), visuais (artes plásticas) e audiovisuais (cinema e televisão) que dão forma à Educação cultural e escolar, ao imaginário e à inteligência contemporâneas.

 

Objetivos:

Possibilitar aos alunos reflexões sobre temáticas que articulam educação e cultura, mas especificamente sobre as práticas da cultura visual do ponto de vista do cinema, da literatura e da escola.

 

Proposta do Programa e da Disciplina

A educação e a educação escolar, mas especificamente, enquanto práticas sociais, utilizam várias linguagens para atingir seus objetivos: a linguagem oral, a linguagem escrita, a linguagem corporal, visual e audiovisual. Essas mesmas linguagens dão forma à cultura e são mananciais de expressão dos afetos, dos conhecimentos e dos saberes, que circulam de formas sistematizadas ou não na sociedade contemporânea.

A linguagem é agenciadora da formas de compreensão, memória, expressão, percepção e afetação dos seres em seu desenvolvimento humano e em seu processo de formação, aprendizagem e individuação.

Esse curso terá como foco, a leitura, a escrita e a produção visual, tendo como eixo de discussão as práticas sensíveis da literatura, do cinema e da escola para pensarmos a formação de gostos e preferências estéticas na cultura visual.

 

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada como parte integrante da proposta de trabalho, uma vez que avaliar possibilita redimensionar a ação pedagógica.  Neste sentido a avaliação da disciplina será contínua tendo em vista os objetivos propostos, observando o interesse, o envolvimento e o empenho nas atividades, a contribuição com a reflexão teórica nas discussões coletivas; o compromisso e assiduidade; avaliações individuais e de grupo; trabalhos práticos. Neste sentido o aluno deverá se comprometer com:

Frequência às aulas;

Realização das leituras sugeridas;

Participação efetiva nas atividades propostas;

Atividades escritas individuais e em grupos;

Realização e apresentação das atividades práticas.

 

Já nas primeiras duas aulas do semestre cada aluno deverá selecionar uma obra literária destinada a leitores adultos – pode ser qualquer livro da lista em anexo, mas os alunos poderão optar por um autor indígena ou de algum país africano. A obra escolhida será discutida no Clube de Leitura que acontecerá nos primeiros 20 ou 30 minutos de todas as aulas, entre 20/08 e 01/10. A participação nesse clube será, também, avaliada pelo professor que poderá atribuir ATÉ 1,0 na média final do discente.

 

Ao longo do semestre serão feitas oficinas de cinema e educação com dispositivos de criação. A produção dessas oficinas será individual. Deverá ser feita uma produção em sala de aula e outra, com o mesmo dispositivo, entre uma oficina e outra, fora de sala e aula. Todas deverão ser postadas no Moodle. A participação nessas oficinas será, também, avaliada pelo professor que poderá atribuir ATÉ 1,0 na média final.

 

1ª AVALIAÇÃO PARCIAL – INDIVIDUAL – O MEMORIAL DE LEITURA E CINEMA (valor de 0 a 10). O material produzido, digitado e impresso deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia 22/10/2019

 

Após as leituras e discussões da/na disciplina os alunos deverá elaborar um memorial de formação de leitura e espectadora, individual, que teça relações entre os textos estudados, a leitura literária discutida no Clube de Leitura e a produção das Oficinas de Cinema. O memorial deverá tematizar suas experiências e memórias de leitura, de cinema e de escrita. O recorte temporal deverá ser decidido pelo autor. Os trabalhos, necessariamente, deverão conter reflexões que dialoguem com os textos teóricos, com os textos literários, com os filmes assistidos e com os filmes feitos, na disciplina.

 

Dica: O memorial é um gênero mais aberto, portanto, você poderá privilegiar uma modelo mais narrativo. Qual modelo narrativo você irá privilegiar? Um relato tradicional ou algo mais inusitado que surpreenda seu leitor com questionamentos, posicionamentos críticos ou algo mais poético?

 

Na sequência estão algumas questões que você poderá responder no seu texto. Não há necessidade de abordar todas elas, mas também muitas outras poderão ser acrescentadas. Estas são apenas algumas sugestões para começar “uma conversa”.

a)     Como a família e a escola marcaram minha formação como o cinema e com a literatura e a escrita?

b)     Que fatos marcaram a minha formação de leitura, escrita e espectador(a)?

c)     Onde eu gosto mais de ler e de assistir filmes?

d)     A literatura e o cinema que conheci na disciplina fizeram parte da minha formação de leitor(a) e espectador(a)

e)     Quais são as minha melhores e/ou piores recordações com a literatura e com o cinema?

f)      O que esses fatos fizeram comigo?

g)     O que eu faço agora com o que estes fatos fizeram comigo?

h)     O que desejo e o que não desejo repetir como professor no processo de formação do leitor e do espectador de cinema dos meus alunos?

 

Os critérios para avaliação do trabalho

i. relevância dos aspectos selecionados sobre a sua história de leitura e espectadora de cinema;

ii. o caráter reflexivo das memórias selecionadas – a partir dos textos teóricos, dos textos literários e dos filmes assistidos e produzidos;

iii. empenho na escrita do trabalho

iv. uso da modalidade da escrita padrão (com licenças poéticas), correção e clareza.

 

2ª AVALIAÇÃO PARCIAL - TRIOS OU QUARTETOS - (VALOR DE 0 A 10) – REALIZAÇÃO DE UM FILME-CARTA – com o material visual produzido individualmente nas oficinas de cinema e educação. Os Filmes-Carta deverão ser entregues para o professor em sala de aula IMPRETERIVELMENTE até o dia 12/11 e serão EXIBIDOS (por ordem de sorteio) nos dias 12/011 e 19/11.

 

Após as leituras, os filmes e as discussões da/na disciplina, grupo de três ou quatro de alunos deverão elaborar um filme-carta tento como material principal (70%) a produção individual feita, por cada aluno, nas oficinas de cinema e educação ao longo do semestre. O grupo poderá fazer outras imagens para compor o filme-carta, mas não poderão ultrapassar 30% da produção da obra.

 

Dica: Para fazer o filme carta o grupo deverá vir seguir as reflexões de Cezar Migliorin “O ensino de cinema e a experiência do filme-carta” do dia 24/09 e as sugestões da postagem de Isaac Pipano, também do dia 24/09. É fundamental o grupo escolher um público para o seu filme e assistir a todo material gravado para descobrir o filme-carta que está contido nas imagens e sons. Será permitida na edição e montagem a criação de efeitos visuais e sonoros, mas não será valorizado as produções que melhor aproveitarem os sons e as imagens originais.

Dica 2: se preocupem mais com o que querem expressar como sensações do que o que transmitir ou comunicar ideias e narrativas.

 

Os critérios de avaliação do filme-carta:

  1. Ter um público algo bom definido;
  2. Utilizar 70 % das imagens já produzidas individualmente nas oficinas de cinema e educação;
  3. Aproveitar o máximo os sons e as imagens originais da produção individual;
  4. Conseguir quebrar ritmos e expectativas de montagem.
  5. Fugir ao máximo da junção de imagens e sons da mesma oficina e da cronologia de produção das imagens.

 

 

 

Consultar a lista de sugestões de obras literárias destinadas ao leitor adulto e a lista de sugestão de autores indígenas e de países africanos.