1o semestre de 2020

Faculdade de Educação - Unicamp

 

EL 876 - Estágio Supervisionado II

 

Profa.Alik Wunder

 

Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho, que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional. Como foco mais específico propõem-se as relações entre educação e as imagens que perpassam as culturas e as escolas.

 

Apresentação: A disciplina envolve a aproximação dos alunos a espaços e experiências de educação formal e/ou não formal, reconhecimento das potencialidades e demandas destes espaços, bem como elaboração e execução de intervenções (aulas, projetos extracurriculares, oficinas, ciclos de cinema, feiras, exposições...) que entrelacem educação e cultura. Propõe-se a realização de projetos em equipes de até 4 pessoas, que cumprirão as 120 horas de estágio, nas instituições (90 horas) e nas aulas e encontros de orientação coletiva (30 horas), realizados na Faculdade de Educação – Unicamp.

 

Num primeiro momento dos estágios, o sentido principal é de o aluno conhecer os ambientes, as pessoas, as relações em que práticas educativas acontecem, produzindo perguntas acerca delas e daquilo que as atravessa. Num segundo momento, o grupo/aluno elaborará um projeto de ação junto ao campo de estágio, tendo como principal objetivo contribuir efetivamente para as ações educativas neste campo de estágio, tendo a utilização de imagens e a reflexão sobre o espaço como um dos elementos a ser considerado.

 

Procedimentos básicos: Ao escolher e se dirigir a um campo e aos profissionais que ali atuam (seja educador, professor, diretor, coordenador...), o aluno-estagiário apresenta-se formalmente através de carta emitida pela coordenação de licenciaturas (com informações que caracterizam a proposta pedagógica dos estágios profissionais) e de posse de orientações expedidas pelo Serviço de Apoio ao Estudante. Em qualquer campo escolhido, o estágio envolve a assinatura de um termo de compromisso entre as partes envolvidas, por tratar-se de uma exigência curricular e ter um caráter institucional.

 

Frequências e avaliação: É obrigatória a frequência total nos encontros de supervisão e dias de aula (30h) e é obrigatório o cumprimento de 90 horas em campo de estágio. Para a avaliação do aluno leva-se em conta a frequência e participação nesses dois espaços de trabalho, além do cumprimento das tarefas solicitadas ao longo do processo e entrega de um relatório final de estágio.

 

Apoio ao estagiário:

 

1. Orientação: Ao longo do período de desenvolvimento das propostas, os estagiários deverão frequentar no mínimo cinco encontros de discussão/orientação (todas na universidade), a fim de, nos grupos, discutir problemas, dificuldades, organizar relatos, recolher sugestões, trazer materiais, etc.

2. Plantões: Ao longo de todo o processo, os professores da disciplina realizarão plantões de atendimento na universidade e/ou no campo de estágio.

 

Cronograma de encontros e orientações

 

Março:

 

03.03: Apresentação da disciplina, cronograma e organização do estágio.

 

10.03: 19h-21h: Palestra com poeta colombiano Hugo Jamioy – Auditório Fausto Castilho – IFCH

21h30-22h30 em sala de aula: Apresentação dos estudantes por meio de uma imagem e de uma paisagem sonora. Tarefa: escrita de uma memória escolar leitura dos contos “Os da minha rua” de Ondjaky.

 

17.03: Leitura das memórias. Criação de desenhos e paisagens sonoras para as memórias. Conversas como filme: “Janela da Alma” – Orientação Coletiva dos estágios. Tarefa: Leitura d e “A Queda do Céu” (“Palavras dadas” e “Desenhos de escrita”) de Davi Kopenawa e “Ideias para adiar o fim do mundo” Ailton Krenak

 

24.03: Conversas sobre educação com os textos “Ideias para adiar o fim do mundo”, “A Queda do Céu” e do filme: Waapa (educação do povo yudjá) – Definição dos campos de estágio Tarefa: Uma fotografia-sensação do primeiro encontro com o campo de estágio (levar no pen-drive) e leitura do texto “Fotografia como exercícios d e olhar” – Alik Wunder.

 

31.03: Conversas com as fotografia Sensação – Leitura: E-ducando o Olhar: a necessidadede uma pedagogia pobre - Jan Masschlein Tarefa para 07.04: Descrever sua paisagem sonora e leitura da parte 3 (capítulos 8 a 12) de “Estar Vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição, de Tim Ingold.

 

Abril:

 

07.04: Orientação em campo  

 

 

14.04: Conversa entorno dos ensaios de Tim Ingold e das paisagem sonoras. Orientação sobre planos de ação.

 

21.04: Orientação em campo

 

28.04: Entrega do “Plano de ação”. Orientação coletiva: Apresentação e discussão dos projetos de intervenção. Orientação dos grupos de estágio

 

 

Maio:

 

 

05.05:  Orientação em campo 

 

12.05:  - Conversas sobre as ações realizadas em campo. Tarefa: Escrever um miniconto sobre um acontecimento do estágio. (entregar impresso no dia 27.05). Leitura: SPEGLICH, Érica; AMORIM, Antonio Carlos. Vidas (des)ordinárias. Revista Linha Mestra, n.29, 2016.2016 e livro “Mulheres” de Eduardo Galeano. Orientação Coletiva

 

19.05: Orientação em campo

 

 

26.05: Apresentação e discussão dos microcontos e textos. Orientações para elaboração dos relatórios finais. Leitura: Notas sobre a experiência e o saber da experiência de Jorge Larrosa.  Revista Brasileira de Educação,  número 19,Jan/Fev/Mar/Abr,2002.

 

Junho:

 

02.06: Orientação em campo

 

09.06: Orientação em campo

 

16.06 Entrega dos relatórios de estágio e apresentação das experiências.

 

23.06: Apresentação das experiências - - Avaliação da disciplina

 

 

Bibliografia:

 

 

INGOLD, T. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

 

KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce A queda do Céu: palavras de um xamã Yanomami.  São Paulo: Companhia da Letras, 2015.

                                        

SPEGLICH, Érica; AMORIM, Antonio Carlos. Vidas (des)ordinárias. Revista Linha Mestra, n.29, 2016.2016.

https://linhamestra29.files.wordpress.com/2016/09/04_vidas_desordinarias_erica_speglich_antonio_carlos_amorim.pdf

 

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, São Pauolo, 2019.

 

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação,  número 19,Jan/Fev/Mar/Abr,2002. [http://www.anped.org.br/rbe19/03-bondia.pdf]

 

ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro, Editora Língua Geral, 2011.

 

 

WUNDER, Alik. Fotografias como exercícios de olhar. ANAIS da 29ª. Reunião da ANPED -GT Educação e Comunicação.

https://twiki.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2006/fotografias_como_exercicio.pdf.